Fazer exercício físico também pode ser divertido
Para manter a saúde em dia, exercícios físicos regulares são muito importantes. Por isso não podemos deixar que a preguiça e rotina nos impeçam de nos exercitar. Um boa opção são as trilhas de caminhadas. Elas proporcionam contato com a natureza, e diversão para um programa com família e os amigos.
O Kuster separou algumas trilhas de Guarapuava que são indispensáveis para quem gosta de ecoturismo.
Parque São Francisco da Esperança
Mais conhecido como o parque do “Salto São Francisco”, o parque São Francisco da Esperança está localizado na divisa entre Guarapuava e Prudentópolis. Dentro da propriedade, fica o conhecido Salto São Francisco, que possui 196 metros de altura. Além disso, o parque conta com outros dois saltos, o dos Cavalheiros e das Pombas.
O salto dos Cavalheiros tem 16 metros de altura e está localizado a 180 metros do salto São Francisco. Já o salto das Pombas tem cerca de 90 metros de altura e possui acesso uma trilha recente. A vantagem, porém, é que se trata de um local pouco visitado, e praticamente sem interferência humana.
Para chegar à base do salto São Francisco, a trilha possui cerca de 2 Km e a descida leva em média 90 minutos. Para voltar, o tempo pode levar de 120 a 180 minutos, por conta das subidas íngremes. A fauna e flora do local são altamente preservadas, e durante a caminhada é possível encontrar rastros de porcos selvagens e onças pardas. Espécies mais comuns também podem ser avistadas, como veados, cotias, tatus e uma variedade de pássaros. Já as flora local conta com árvores de grande porte como as canelas imbuias, araucárias, bracatingas; de porte médio como gameleiras, mamicas de cadela, menores como pitangueiras, erva-mate e espécies vegetais menores como xaxins, bromélias, samambaias, orquídeas e outras.
Ao visitar o Parque é interessante, além da trilha, separar um tempo para conhecer a história da região, que costumava ter em suas proximidades uma antiga igreja, cujo padroeira era São Francisco. Hoje, existe uma capela ecumênica, para relembrar a construção. Além disso, há um cemitério histórico, destinado à bebês indígenas de uma antiga aldeia próxima ao local. Por falta de acesso médico, o índice de mortalidade entre os recém-nascidos era muito alto.
Parque das Araucárias
Localizado às margens da BR 277 km 343, próximo ao perímetro urbano do município de Guarapuava, o Parque das Araucárias possui uma área total é de 76,6 hectares, sendo que 23 destes, são de florestas nativas.
O Parque possui duas trilhas ecológicas sendo a Trilha da Araucária com uma extensão de 1,07 km e a Trilha do Rio com uma extensão de 1,21 km. As trilhas permitem ao visitante a observação e contato direto com a natureza, tendo a oportunidade de contemplar a fauna e flora local.
Inserido no Bioma Mata Atlântica, o parque mantém um remanescente da Floresta Ombrófila Mista – Floresta com Araucárias, onde a densidade e a dimensão de seus pinheiros a tornam de notável significância, sendo inclusive, a araucária (Araucaria angustifólia), conhecida como pinheiro-do-Paraná é símbolo do Estado.
O parque também dispõe de viveiros, setor destinado a produção de mudas de flores ornamentais e florestais. O objetivo é o atendimento aos proprietários rurais na recomposição da mata ciliar e também para projetos paisagísticos de escolas municipais, parques, praças e ruas do município.
O parque encontra-se aberto ao público
todos os dias das 8:00 as 17:00 horas.
Eremitério Monte Alverne
Conhecido como Morro dos Freis, o Eremitério Monte Alverne foi construído em Guarapuava há aproximadamente dez anos. A obra, feita nos moldes do eremitério franciscano Santuario della Verna, na Itália. Aqui, foi idealizada pelo frei Ricardo Gomes da Silva, da Congregação dos Frades Menores Missionários.
Entre o Guabiroba e o Vale do Jordão, o Morro dos Freis é um santuário e toda a região pode ser vista do topo. Para chegar até o local, que permite visitas, é necessário acessar uma trilha. A caminhada é conhecida por ser fácil e agradável. Além de conhecer a fauna e flora local, é possível conhecer o eremitério. E lá, apreciar espaços para lazer reflexão e contato com a natureza.
Toda essa caminhada cansa né? Aproveite para se hospedar no melhor hotel em Guarapuava, o Hotel Kuster. Acomodações modernas e confortáveis para você relaxar após tanto exercício. Aproveite!