Entre Rios é um conhecido distrito da cidade de Guarapuava, composto por cinco colônias: Jordãozinho, Socorro, Cachoeira, Vitória e Samambaia. A história e tradição das colônias, preservada através dos anos, remonta a o final da segunda guerra mundial. O regime comunista, no poder no Leste Europeu, estava expulsando os povos suábios.
Alguns refugiados foram instalados no Brasil. No Paraná, os refugiados recebidos foram acomodados na região de Guarapuava, onde formaram uma cooperativa e passaram a trabalhar para reconstruir suas vidas. A arquitetura fortemente marcada pelas influências germânicas; a presença da língua alemã no dia a dia; e o respeito pelos costumes e tradições, faz com que os visitantes se sintam em um pedacinho da Alemanha.
O Hotel Guarapuava Kuster valoriza e quer ajudar a manter viva essa cultura. Por isso, separamos 5 atrações para você visitar e conhecer melhor as colônias.
Museu da história suábia
Fundado com o objetivo de preservar a história dos Suábios do Danúbio, povo de origem alemã que colonizou o Baixo Danúbio (atuais Croácia, Sérvia, Romênia e Hungria) no século 18. Após a segunda Guerra Mundial, famílias provenientes desta região se instalaram no Brasil e criaram as cinco colônias.
O amplo acervo, que conta com cerca de 5.000 objetos e 40.000 fotografias, além de depoimentos e biblioteca, recebe anualmente mais de 10.000 visitantes, vindos de todas as partes do Brasil e exterior. A estrutura do local também conta com cenários que reconstroem as casas antigas, além do uso de mídias eletrônicas e interativas para incentivar o aprendizado.
Serviço
O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, a instituição abre das 13h às 17h. Grupos grandes precisam agendar a visita para um melhor atendimento através do telefone (42) 3625-8316
Chopperia Artesanal Donau Bier
Desde 2004, a Donau Bier produz cervejas e chopes artesanais, dentro da norma de qualidade alemã, Reinheitsgebot, datada de 1516. Para se encaixar, a cerveja precisa ser produzida com apenas água, malte e lúpulo, mantendo assim, sua pureza. A partir de 2007, a Donau Bier passou a servir pratos típicos da gastronomia alemã.
Referência local, a visita à Donau Bier é essencial para conhecer melhor a cultura e a cozinha alemã. Com a grande procura, o local acabou por expandir seus ambientes e opções de pratos. O cardápio, em alemão e português, pode ser acessado online.
Serviço
Endereço: Rua 1 – Colônia Cachoeira – Entre Rios – Guarapuava – PR
Telefone: (42) 3631-1127
Bazar de suvenires ABSER
Funcionando há 30 anos em Entre Rios, o bazar de suvenires da Abser (Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios), tem como objetivo angariar fundos para as atividades da associação.
Os produtos, artesanais e produzidos na própria colônia incluem sabão caseiro, cerveja artesanal, vinhos, geleias, doces, mel, artesanato em madeira, entre outros. Vale lembrar que todo o lucro é direcionado para as atividades da Associação: O projeto Projeção, eventos beneficentes para o hospital de Entre Rios, além de ajudar famílias carentes das colônias com remédios, consultas, fraldas geriátricas, cestas básicas, etc.
Serviço:
Endereço: Av Michael Moor, Mini Shopping, Entre Rios – Guarapuava
telefone: 3625-8318
Parque Recreativo Jordãozinho
O Parque Recreativo Jordãozinho é uma área particular com cerca de 20 hectares, propriedade da Cooperativa Agroindustrial Agrária. O local é administrado por uma diretoria eleita pelo cooperados, com estatuto e regimento interno próprios, entretanto, é possível visitar e usufruir das instalações do parque, mediante agendamento prévio.
Nos fundos do parque, é possível acessar um bosque nativo com trilhas fáceis, e que levam menos de uma hora para serem percorridas, caminhando e contemplando a flora e fauna locais (cotias, pássaros, inhambus, jacutingas).
O rio Jordãozinho, que cruza o parque, é formado por algumas nascentes na colônia Vitória, chegando até a colônia Jordãozinho. Dentro da propriedade, o rio foi represado em duas barragens, formando dois belos lagos, um menor e mais alto e outro em seqüência, maior. Ambos são usados para esportes náuticos e pesca de carpas grandes, lambaris, traíras e outros peixes. O peixe deve ser pago por kg, levando ao gerente do parque.
No lago menor é possível se divertir em uma uma tirolesa, onde a profundidade é maior, e ao lado um trampolim de madeira cerca de 3 metros acima da água.
Ao fundo do parque, cerca de 100 metros depois da segunda barragem, existe a cachoeira Jordãozinho com 17 metros de altura. Na metade de sua altura existe uma pequena gruta com de cerca de 2 metros. Apesar do acesso se mostrar relativamente complicado, é possível passar pela em pé, uma vez que esta possui saídas nas duas laterais.
Salto São Jerônimo I e II
O rio São Jerônimo dos Ramos, nasce dentro do território do distrito Entre Rios. Sua nascente está aproximadamente 1.250 metros acima do nível do mar, sendo um dos rios de maior altitude do Paraná, senão o mais alto.
O leito rochoso em grande parte de sua extensão, com águas frias e correntes, formam um ambiente propício para a pesca de trutas arco-íris. As trutas foram introduzidas há mais de 20 anos com autorização do IAP, e a finalidade é o monitoramento da qualidade da água, uma vez que a espécie é muito sensível à poluição.
O salto São Jerônimo I tem altura aproximada de 22 metros e é formado por várias cortinas d’água, como um semi-círculo. Algumas cortinas d’água caem diretamente sobre a plataforma de 60 metros que separa do salto São Jerônimo II. Outras cortinas quebram sobre as pedras, formando chuveiros naturais.
Na plataforma que separa os dois saltos existem pedras que formam piscinas naturais. Caso o visitante fique em silêncio, é possível observar no local caranguejos de cor verde-clara, do tamanho de uma mão. A espécie costuma ficar escondida debaixo de pedras achatadas e em vãos estreitos.
No final da plataforma, as águas formam uma cortina única com largura de 25 metros por 55 metros de altura, é o salto São Jerônimo II. É possível descer para a base do salto, seguindo por uma trilha na margem esquerda do rio.
A natureza está bem preservada no entorno dos saltos traz muitas vantagens para quem visita, e ajuda a preservar o local. A flora local conta com espécies selvagens de samambaias, bromélias, orquídeas, araucárias, pitangueiras, entre outros. Além disso, nas matas fechadas, existem bandos de macacos bugios que passam pelas copas das árvores, fazendo bastante barulho.