Dia de chegada
Dia de saída
Número de Pessoas

melhor tarifa online disponível

BLOG

Kuster Hotel Guarapuava, acomodações modernas, gastronomia de referência na cidade de Guarapuava - Paraná e fácil localização no centro da cidade.

5 pratos típicos
28 mai

5 Pratos Típicos do Sul

Não só de belas paisagens vive a região mais fria do país, a gastronomia aqui presente também é de encantar os sentidos.

Formada pelos estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul possui uma grande variedade de pratos típicos. Você com certeza já ouviu que Gaúcho adora um chimarrão e sabe fazer um bom churrasco. Ou que catarinense adora um pirão e caldo de camarão. E que o Barreado do litoral paranaense é maravilhoso.

São inúmeros os pratos tradicionais da culinária sulista. Muitos deles foram trazidos pelos imigrantes que colonizaram a região, como os alemães, ucranianos e italianos. Além, claro de receitas típicas com ingredientes nativos.

Aqui em Guarapuava alguns desses pratos já fazem parte da tradição culinária da cidade, então listamos aqui cinco pratos típicos que você não pode deixar de comer quando vier conhecer a região.

BORSCHT

sopa

A Sopa de Borscht, ou Sopa de Beterraba como é mais conhecida. Chegou na região com os ucranianos e é conhecida pela sua linda coloração avermelhada.

É um prato quente, perfeito para ser apreciado no inverno, que tem na sua composição beterraba, costelinha de porco defumada, repolho e creme de leite.

CUCA

cuca

A Cuca, ou Kuche, é um bolo originário na alemanha inspirado na Streuselkuchen, que significa bolo de flocos. O diferencial da cuca para os outros bolos é a sua cobertura crocante, feita de farinha, açúcar e manteiga, formando uma farofa doce.

A base do doce é sempre a mesma, e muito simples, contendo farinha, açúcar, fermento, gordura (vegetal ou animal), leite e ovos. Já a cobertura, além da farofa doce, pode levar frutas da estação, goiabada, nata, ou o que a imaginação do cozinheiro mandar.

EISBEIN

eisbein

O tradicional joelho de porco, também conhecido como Eisbein, é uma das heranças deixadas pelos alemães na região.

A carne pode ser preparada no forno, grelhada ou cozida.  Sabe-se que está pronta quando o osso se descola facilmente da carne. Como acompanhamento, pode-se servir chucrute com bacon, que também é um prato tradicional da alemanha.

PIEROGI

pierogui

O Pierogi, trazido pelos poloneses e ucranianos, é um prato típico na região de Guarapuava e Prudentópolis. Ele tem formato de pastel, e sua massa é versátil, podendo ser assada, cozida ou frita.

Além da versatilidade no preparo, seu recheio também pode ser diverso, sendo o mais comum o de batata com ricota. Os molhos ou coberturas também ficam a escolha dos apreciadores, podendo usar desde os mais tradicionais como uma simples linguiça ou bacon fritos, até molhos sofisticados, como o bechamel.

PINHÃO

pinhão

O Pinhão está presente em pratos de toda região Sul, e é um dos símbolos da culinária paranaense. A semente da Araucária, que começa a cair no ínicio do outono, já era utilizada como alimento pelos índios da região. E hoje faz parte da cultura gastronómica do estado.

É muito comum nas festas juninas paranaenses vermos Pinhão assado direto na brasa. Mas, essa não é a única forma de consumir essa iguaria sulista. O Pinhão também pode ser cozido direto na água e consumido puro, ou utilizado em diversos pratos: como no escondidinho de pinhão, na farofa de pinhão com banana, risoto de pinhão, e a famosa paçoca de pinhão.

 

Ficou interessando em saborear algum desses pratos? Baixe nosso PDF com as receitas e tente fazê-las em casa. E, claro, não deixe de visitar essa região cheia de iguarias gastronómicas.

Download pratos tipicos

Receba os melhores conteúdos e novidades!