Conheça um pouco mais sobre esse importante ponto turístico, e de fé, de Guarapuava.
A Catedral Nossa Senhora de Belém está localizada bem no centro de Guarapuava. Reconhecida de longe, afinal, ela é uma edificação que chama a atenção por sua arquitetura antiga ligada à uma construção moderna.
E não é a toa que a Catedral está ali, no centro. Portanto, a cidade cresceu ao redor de dela, que é a Igreja Matriz. Após a instalação da Igreja é que surgiu a Freguesia de Nossa Senhora de Belém, que viria a se tornar Guarapuava.
Fundação
Em 1819, o Padre Francisco das Chagas Limas, ou Padre Chagas como ficou popularmente conhecido, estava na região devido à expedição enviada pelo príncipe D. João, a fim de colonizar os Campos Gerais. Até esse momento, não existia uma igreja no local, o que impedia a catequização dos índios. Assim, Padre Chagas fundou a primeira igreja de Guarapuava. Documentos oficiais da época registram que, após a fundação da igreja, a cidade começou a crescer ao seu redor.
Entretanto, a construção da Matriz só começou em 1841. A construção segue os estilos Barroco e Rococó e teve como base uma planta feita pelo próprio Padre Chagas. Portanto, levantar a igreja foi uma união de esforços entre a população e seus vigários. Ainda assim, a igreja levou trinta anos para ser concluída. O altar-mor foi construído por dois padres vindos de Minas Gerais. Porém, a pintura foi feita apenas em 1922, e assim como a arquitetura, tende aos estilos Barroco e Rococó.
Reformas
Logo após a pintura, na década de 30, foi preciso fazer um aumento nos fundos da igreja. Esse aumento pode ser visto até hoje por sua construção de tijolos à vista. Em 1977, surgiu um movimento adepto à destruição da Catedral. Mas, algumas famílias tradicionais da cidade impediram o feito.
Já em 1996, o Padre Bessa, antigo pároco, começou um trabalho de revitalização do espaço interno e externo. Constantemente, são feitos reparos para preservação da estrutura e pintura da construção da Catedral.
Após muitas reformas e anexos, hoje a Igreja possui um espaço moderno que abraça a antiga parte da Catedral. Portanto, com esse novo espaço, a Igreja tem capacidade de abrigar 420 pessoas.
Festas tradicionais
Todo ano a Igreja celebra o dia de sua padroeira, Nossa Senhora de Belém, no dia 2 de fevereiro. A data é comemorada com muita festa e oração. São vários dias de preparação para a data, com novenas, barracas com comidas, show de prêmios e uma missa festiva celebrando o dia de Nossa Senhora de Belém. A festa atrai muitos visitantes todos os anos. A primeira festa da padroeira foi realizada em 1989 e faz parte do calendário até hoje, preservando a memória e identidade de Guarapuava.
Lenda
Há quem diga que uma enorme serpente repousa debaixo do solo guarapuavano. Sua cabeça estaria debaixo da Catedral e sua cauda na Lagoa das Lágrimas. Existem muitas versões de o que aconteceria caso a serpente despertasse. Em uma delas, caso a Catedral fosse destruída, a grande cobra acordaria e com um movimento destruiria toda a cidade.
Pelo sim, pelo não, a população preferiu deixar a construção antiga como estava e construir um novo espaço para abrigar todos os fiéis que a igreja possui.
Serviços
Além de ponto turístico que chama a atenção no centro da cidade, a Catedral Nossa Senhora de Belém é um centro de devoção dos fiéis da Igreja Católica. Durante todo o dia, é possível visitar a Catedral.
Os horários de missa são:
Domingos: 7h, 9h, 10h30 e 19h.
Sábados: 7h e 19h.
Segunda a sextas-feira: 6h45, 12h e 19h.
Roteiro de Fé
Guarapuava possui muitos pontos turísticos relacionados a fé. São Igrejas, praças e Santuários que atraem o olhar, e a fé, das pessoas. No primeiro post da série Roteiro de Fé, você conheceu a Catedral Nossa Senhora de Belém. Aguarde os próximos textos para conhecer mais pontos de fé em Guarapuava!
Confira, também, o primeiro post da série Guarapuava a Pé, sobre o Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro.